Volkswagen: “O tempo que a M.Shimizu levou para concluir nosso projeto, até os concorrentes se surpreendem”

Reading time: 1 minute

Em busca de maior modernização, a Volkswagen robotizou sua operação a fim de trazer ainda mais tecnologia e rapidez para o chão de fábrica com a parceria tecnológica da M.Shimizu.

A tecnologia tinha o objetivo de automatizar o processo de incluir rodas nos veículos da montadora, uma atividade feita até então de forma manual, que era cansativa para os funcionários e demorava mais tempo do que a Volkswagen esperava.

“A gente via um nicho muito grande de tecnologia que a gente poderia empregar aqui [na Volkswagen]. Foi um salto enorme tirar funções de um operador ‘semi-automático’ e manual para algo totalmente robotizado”, comenta Ricardo.

Durante o projeto, a parceria fez com que ambas as empresas evoluíssem: a Volkswagen em relação ao seu projeto industrial e fluxo de trabalho; e a M.Shimizu no aperfeiçoamento de suas tecnologias.

Outro benefício destacado pela montadora foi na melhora da ergonomia, trazendo ainda mais bem-estar para os funcionários. O operador antes precisava manipular e segurar a máquina, que era bastante robusta e impactava diretamente em sua postura. Hoje, com o sistema robotizado, isso não é mais um problema e se reflete diretamente nas pesquisas de satisfação dos colaboradores.

Para o futuro, a ideia da Volkswagen é conseguir ainda automatizar o sistema para pegar as rodas e tirar também essa tarefa que hoje é feita manualmente. “A nossa mente foi aberta em 360 graus”, afirma Ricardo.

Parceria como diferencial M.Shimizu

Um dos maiores reconhecimentos da Volkswagen em relação a M.Shimizu é o comprometimento e facilidade na comunicação efetiva e rápida.

A parceria e flexibilidade de conversar com os profissionais da M.Shimizu, em colocar a mão na massa, e trazer os conhecimentos tecnológicos foram os principais diferenciais que trouxeram resultados para o projeto de robotização.

“O tempo que a M.Shimizu levou para concluir o projeto, até os nossos concorrentes se surpreendem”, comenta Ricardo.