Reading time: 3 minutes
Onde a M.Shimizu está inserida na indústria 4.0 e como podemos ajudar nossos parceiros a se tornarem mais competitivos e relevantes em um mundo complexo e disruptivo.
– A previsão do tempo é de chuva para daqui a dois dias;
– O governo precisa ampliar os estoques de etanol em 10% até o final da safra;
– O valor do açúcar tem previsão de subida de 3% até o final da safra;
– O fornecedor de insumos não tem estoque suficiente para a produção no pico;
– Duas válvulas e dois inversores de frequência críticos para disponibilidade de planta estão previstos para manutenção daqui a uma semana…
Imagine todos estes dados, se comunicando on-line, num único banco de dados da planta de produção de etanol e açúcar, na usina suco energética, temos um cenário onde decisões são tomadas o tempo todo.
magine todos estes dados, se comunicando on-line, num único banco de dados da planta de produção de etanol e açúcar, na usina suco energética, temos um cenário onde decisões são tomadas o tempo todo.
O mesmo podemos dizer para nosso ambiente de trabalho, imagine uma super-safra de grãos que irá demandar a fabricação de Colheitadeiras e Caminhões e que a capacidade Industrial instalada atualmente não atenderia a tempo, o total desta demanda, uma das saídas seria a aquisição destes produtos de outro país ou então, que os principais fabricantes se adequassem em tempo recorde para que a disponibilidade dos equipamentos produtivos fosse máxima. De posse a esta informação integrada aos contratos de manutenção e calibração, teríamos a possibilidade de antecipar ações para que estes equipamentos pudessem estar aptos para esta nova fase na indústria, além de ter mapeado quais os pontos de gargalo nestas empresas, e assim propor uma solução técnica no processo produtivo para acelerar este posto específico, como por exemplo, um sistema de aperto múltiplo.
Ou ainda os sistemas de aperto automaticamente assumem uma estratégia de aperto mais rápida sem prejudicar a qualidade, aumentando por exemplo, o RPM durante o aperto.
Então o SISTEMA apoia-se na tomada de decisões e faz um setup automático das variáveis de controle de produção, alterando parâmetros dos Controladores Lógicos (PLCs ou DCS), puxando a produção para contingenciar o aumento de produção previsto, direciona as atividades de manutenção, estoque e melhorias nos pontos de gargalo, contingência compra de insumos de fornecedor alternativo, essas decisões foram tomadas, todas de forma automática, baseada num banco de dados Big Data.
Essa é a indústria do futuro, essa é a Indústria 4.0
No que tange aos produtos que a M.Shimizu Fabrica, Sistema de Aperto Eletrônico Liberty, Chaves de torque Wi-Fi Phoenix, Softwares de Rastreabilidade MSqnet, Bancada de Retrabalho, todos estão em uma mesma base de comunicação que facilmente se inserem dentro deste novo cenário da Indústria 4.0, sendo que um destes produtos, nosso Software de Gestão de dados e Processos o MSqnet TPC, é parte fundamental da ferramenta que prove a tomada de decisões do Big Data.
A M.Shimizu e a Industria 4.0
Conheça algumas soluções da M.Shimizu para a indústria:
Sistema de aperto Eletrônico
Chaves de torque Phoenix
Software de Rastreabilidade MSqnet
Bancada torciométrica
Transdutor de torque