A importância do retrofit para a sustentabilidade ambiental e financeira na indústria 

Reading time: 2 minutes

Através de um caso de sucesso podemos ver a importância do retrofit para a sustentabilidade ambiental e financeira na indústria.

Você já deve ter ouvido falar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU https://brasil.un.org/pt-br/sdgs, eles são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Eles estão organizados em 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo e o 9.º objetivo trata da Indústria, inovação e infraestrutura, focado em Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Importância dos retrofits, remanufatura ou fabricação de peças de reposição

Já no subitem 9.4 diz: até 2030, modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos; com todos os países atuando de acordo com suas respectivas capacidades.

Guiada por esses objetivos, a M. Shimizu acredita e incentiva o uso racional dos equipamentos na indústria através de retrofits, remanufatura ou fabricação de peças de reposição, principalmente de itens obsoletos, valorizando os ativos dos clientes no que se refere ao parque de ferramentas otimizando o ciclo de vida dos equipamentos, consertando, remanufaturando e/ ou fabricando peças de reposição com reconhecida qualidade atendendo todas as normas vigentes. 

Case de Sucesso

Seguindo essas diretrizes, temos um importante caso de sucesso onde o cliente além de ter uma solução ambientalmente amigável conseguiu uma grande economia financeira.

Uma grande fabricante de caminhões e o ônibus identificou por meio de auditorias internas a necessidade da substituição dos equipamentos de montagens da roda e do grampo de mola, devido à reprovação de testes de desempenho e desgaste de componentes considerados obsoletos e não mais fabricados pelo OEM, foi realizado um grande Retrofit envolvendo 17 fusos QMX da Atlas Copco.

Esses equipamentos passaram por recondicionamento dos motores na M.Shimizu, bem como preventiva e substituição geral nos componentes com desgaste e pintura, então os fusos passaram por rigorosos testes sendo aprovados de acordo com ISO 5393 com dispersão abaixo de 7% e Cmk acima de 1,67.

Mesmo havendo inicialmente uma predisposição pela troca por novos fusos, optou-se pelo retrofit, gerando, portanto, uma economia calculada de quase R$ 1,7 milhões para o cliente, comprovando assim que foi uma decisão acertada não apenas para cumprir metas ambientas, mas também para racionalizar as despesas, algo mandatório para um ambiente tão competitivo como na indústria.

Se quiser saber mais sobre essa e outras metodologias, SOLICITE O CONTATO de um dos nossos especialistas e veja como podemos ajudá-lo também.