Volkswagen aposta em sistema robotizado da M.Shimizu para agilizar fabricação de veículos

Reading time: 3 minutes

Quando você pensa em uma fábrica como imagina que ela seja? Se a sua mente te levou a um cenário de funcionários trabalhando massivamente em uma linha de produção de maneira remota e repetitiva, saiba que este é um cenário ultrapassado. 

As fábricas modernas já estão adequadas à indústria 4.0 – um conceito que traduz a relação da tecnologia mais próxima do chão de fábrica. Mais do que nunca, a tecnologia está presente nas indústrias com o objetivo de tornar o trabalho menos árduo e mais ágil. 

Automação industrial nas fábricas da Volkswagen 

A Volkswagen, maior fabricante de veículos do mundo, está sempre em busca de modernizar a sua operação. A empresa, que nasceu em 1937, acompanhou várias fases do movimento industrial e segue se reinventando para entregar mais qualidade a seus clientes.

Um novo projeto da fabricante mundial conta com a parceria da M.Shimizu para se tornar realidade: um sistema de robotização para fixação de rodas nos veículos.

A Volkswagen no Brasil será a pioneira no mundo de fábricas da montadora alemã a usar esse tipo de tecnologia na criação de novos automóveis. “O sistema torna a produtividade regular, confiável, quase ininterrupta e tem uma condição de ser potencialmente escalável”, explica Rogerio Pavani, gerente de engenharia.

Vantagens de adotar um sistema de robotização na linha de montagem

A produtividade é um pilar fundamental para qualquer gestor, e a tecnologia tem o objetivo de tornar isso uma realidade para as empresas. Afinal, o uso de sistemas automatizados traz uma agilidade nunca antes sonhada em décadas passadas. 

A automação robotizada também traz uma série de informações e dados que podem ser coletados por sistemas integrados de gestão. Dessa forma, o gestor consegue ter um panorama 360º de toda a operação – o que resulta em uma redução de custos também. 

Desafios

Um sistema parrudo como o proposto pela M.Shimizu para a Volkswagen precisa enfrentar alguns desafios para ser mais assertivo e sem erros. Rogerio Pavani destaca que os principais desafios identificados neste tipo de solução é o sincronismo entre todas as etapas de processamento dos dados e de seus respectivos tempos de resposta. 

“O robô acompanha o deslocamento do veículo a ser montado e o mesmo pode variar por algumas razões; onde o mesmo deve acompanhar o veículo para que se tenha o encaixe perfeito na montagem”, explica Pavani. 

O sonho de consumo das montadoras

Um sistema deste nível é com certeza um sonho de consumo para muitas montadoras. Apesar dos desafios que precisam ser encarados, trata-se de uma tecnologia de alta performance que promete entregar valor e qualidade ao cliente final. 

Para Rogerio Pavani, o sistema robotizado da M.Shimizu possui vários benefícios técnicos que apoiam tanto na parte mecânica como nas áreas eletrônicas. “Uma solução robusta, inovadora e de custos acessíveis, não só a este cliente, mas também a muitos outros que aguardavam um primeiro projeto deste porte para poderem reavaliar sua estratégia regional de montagens”, comenta

Assista ao vídeo